Capas de notebook

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cuidados com o Formspring

Funcionamento e breve histórico

O Formspring não é uma rede social nova. Ele foi concebido nos EUA no dia 25 de novembro de 2009, e desde tal época, a rede vem obtendo um número elevado de utilizadores assíduos. Em 3 meses o site conseguiu atingir a marca dos 3,9 milhões de usuários brasileiros, assim como ocorreu com o Orkut (que ainda é a rede social mais popular aqui).

O Formspring já virou mania entre diversos blogueiros e twitteiros de plantão. Existe uma versão não-oficial em português do site, chamada MePergunte.com. No entanto, não chega perto do número de usuários do oficial Formspring.me, que aliás, eu recomendo mais.

O funcionamento é bem básico e fácil. Qualquer pessoa, registrada ou não registrada, pode elaborar uma pergunta e enviá-la a um membro cadastrado. Após enviá-la, o receptor da mensagem irá analisar e, se ele quiser, irá respondê-la. Se aceita e respondida pelo membro, a pergunta será publicamente mostrada no perfil do usuário, assim como todas as outras.

O site permite que você tenha seguidores, ou siga alguém - bem como no Twitter. Você também pode criar um plano de fundo para a sua página, e colocar uma foto principal em seu profile.

Os riscos do Formspring: prós e contras

Contras

Por ser uma rede social aberta, ou seja, qualquer pessoa não registrada esteja apta a perguntar, o site é recheado de spams. Porém, alguns outros fatores fazem com que a rede social tenha pontos contras. É o caso das pessoas que só fazem perguntas ofensivas e abusivas, além de poderem realizar qualquer tipo de pergunta para a pessoa.

Outro detalhe que deve ser discutido com cautela referente ao Forms, é o cyberbullying. Um indivíduo pode utilizar de forma mal-intencionada alguma informação que você publicou, para lhe prejudicar virtualmente ou pessoalmente. Entretanto, um desconhecido qualquer pode saber mais sobre sua vida lendo suas respostas.

Prós

Embora haja riscos, como em qualquer outra rede social, o Formspring é um site descontraído. Você pode conversar com vários amigos ao mesmo tempo, perguntar qualquer coisa para outra pessoa, integrar o seu Forms à outras redes sociais como o Twitter, Facebook, MySpace e Blogger, dentre tantas outras coisas. Contudo, a finalidade principal do site é fazer perguntas, e responder as que você receber.

O bacana é que você pode ser seletivo em suas mensagens, isto é, você responde se quiser. Se considerar alguma mensagem como ofensiva ou indevida, basta excluí-la e não respondê-la. No mais, ninguém pode ver as perguntas que você recebe, a menos que você responda-as.

Se você tiver um blog ou site, você pode usar o Formspring como um espaço para dúvidas, bate-papo com os visitantes e seguidores, help desk, e etc.