Capas de notebook

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Instituições alemãs procuram universitários brasileiros para intercâmbio

Universidades alemãs estão oferecendo vagas de intercâmbio em nível superior e de pós-graduação para estudantes brasileiros. Em um estande montado na 62ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre essa semana em Natal, 12 universidades e centros de pesquisas da Alemanha mostram seus projetos e convidam alunos e professores a participar de estudos científicos.

Para quem está cursando a graduação é possível fazer intercâmbio no país por um ou dois semestres. Já os que estão no mestrado podem fazer parte do curso no exterior, programa conhecido como ‘sanduíche’.

As áreas nas quais estão sendo realizadas pesquisas são de arquitetura, engenharia ciências exatas e naturais e medicina.

Além dos cursos, a Alemanha oferece também aos brasileiros bolsas de graduação e pós-graduação, concedidas por meio do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Aqueles que se assustam com a língua, não precisam se preocupar: falar alemão nem sempre é pré-requisito para conseguir vagas em cursos na Alemanha. Há muitos cursos em inglês, principalmente no doutorado e no mestrado.

A Alemanha escolheu o Brasil para investir em parcerias científicas devido à força econômica e de pesquisa que está se desenvolvendo bem no país.

Entre as 12 instituições que se apresentam na SBPC está o Centro Alemão Aeroespacial, a Universidade Aberta de Berlim e a Universidade de Kiel. Quem quiser saber mais sobre bolsas oferecidas pelo governo alemão pode acessar o site da DAAD (em português).