Capas de notebook

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Entenda como funcionam os sites de compras coletivas

Com mais de 60 sites no mercado, não dá para negar que as compras coletivas são a nova febre da internet no Brasil. Mas nem tudo é perfeito e o maravilhoso mundo das ofertas incríveis em profusão pode não durar para sempre. Agregadores surgem para nortear os consumidores, enquanto muita gente reclama do famigerado aviso: "A compra está sujeita à disponibilidade". A pizza que o Informátic@ comprou na semana passada, para testar um dos serviços, não foi entregue até hoje: o telefone da pizzaria está sempre ocupado.

 As ofertas são anunciadas semanalmente ou em promoções relâmpago. Os descontos provocam arrepios nos consumidores mais afoitos. Roupas, eletrônicos, utensílios domésticos e até mesmo ingressos para peças de teatro e de cinema podem custar 90% menos do que em uma loja. A concorrência em busca do mesmo objeto também é voraz e o interessado deve ser rápido para não perder a oportunidade da compra. É nesse estilo que funcionam os sites de compras coletivas.

A proposta é simples: basta que um grupo de pessoas – interessadas no mesmo produto ou serviço – faça a opção por um objeto ou um serviço on-line. Depois de atingir a cota mínima, o usuário deve imprimir o cupom com desconto e levá-lo até a loja ou local.

A ideia, importada dos EUA desembarcou por aqui em março, ainda tateando por conta da desconfiança com transações comerciais na internet. Hoje é a maior modinha. Mas, como um avião que atinge a velocidade de cruzeiro, o mercado dos sites de compras coletivas já começa a dar sinais de que a empolgação toda vai ter de se acalmar.

"Esse é um mercado que veio para ficar, mas vamos ver um processo de consolidação nos próximos meses. Sessenta players é um exagero. Certamente vão restar menos empresas", aposta Frederico Hohagen, do Apontaofertas. O serviço é uma consequência do boom desses sites. Com tanta oferta, o Apontaofertas cuida de ranqueá-las, por cidade, englobando as atrações diárias de cada um dos sites.

Pioneirismo
Em 2008, a GroupOn começou as atividades nos Estados Unidos para oferecer produtos a preços acessíveis. Hoje, disponibiliza o serviço a mais de 250 mercados no mundo, inclusive no Brasil. São quase 200 promoções por dia no site norte-americano. A versão brasileira responde pelo nome de Clube Urbano e atende 40 cidades mais o Distrito Federal. O GrupOn vale cerca de US$ 1 bilhão e tem 20 milhões de usuários cadastrados.